29 setembro 2013

Partilhar










Aprender a partilhar não é fácil, principalmente para as crianças. O problema é que elas são as que mais precisam aprender a partilhar, já que é desde cedo que os pais devem ensinar as regras do bom comportamento na sociedade. Saber e aprender a partilhar é uma das aprendizagens mais difíceis para todos as crianças, por isso mesmo que os pais precisam estar sempre atentos para que não haja falhas nesse aprendizado; isso pode acarretar em problemas na vida futura da criança.

É natural que toda criança pequena brigue com os colegas enquanto estiver brincando. Principalmente quando a brincadeira envolve algum tipo de posse, como a da bola, do carrinho, da boneca, etc. Muitas crianças não sabem que os colegas também estão ali para se divertir e acabam fazendo do brinquedo algo somente seu; isso provoca muitas brigas entre os colegas da mesma idade.

As brigas também podem acontecer entre irmãos, já que não é raro ver que eles não sabem, nem querem partilhar os brinquedos e até mesmo os pais. É muito comum crise de ciúmes entre irmãos, já que o irmão mais velho sempre vê o irmão mais novo como um intruso, que veio para roubar o seu lugar.

Os pais precisam ensinar as crianças o sentido de emprestar, doar, partilhar e viver em sociedade. Uma criança que não consegue partilhar um brinquedo, pode se tornar um adulto frustrado e possessivo, já que não está acostumada a não ter o controle a situação ou a ter que dividir o que quer que seja.

Os pais devem ensinar aos filhos que a partilha ou o desprendimento das coisas não significa perda para sempre. O que ele precisa entender é que isso é apenas um empréstimo, que será devolvido no tempo devido; todos são iguais, e por isso mesmo precisam aprender a partilhar, para que assim tenham as mesmas chances de conviverem em harmonia
( blog da criança)

É acima de tudo aprender a colocar-se no lugar do outro. Paciência muiiiiiiiiiiita, persistência e auto controle.

Sem comentários:

Enviar um comentário