12 setembro 2016

Já esta !


E já está!
Pensei que ele não iria gatinhar, apesar dos "treinos"ele preferindo o balancear e os saltinhos...
Afinal ele só queria espaço para me mostrar que já conseguia!
Existe uma série de benefícios que o gatinhar proporciona na aprendizagem da criança, como por exemplo:
1 – O desenvolvimento do padrão cruzado de movimento é a função neurológica que torna possível o deslocamento corporal. Esse movimento consiste em mover braço direito e pé do lado contrário, da mesma forma que o outro braço e o outro pé, em cada movimento. Quando gatinham tonificam os músculos que vão permitir à criança tonificar, por sua vez, a coluna, o que a ajudará a se manter erguida quando se colocar em pé na seguinte etapa.
2 – O gatinhar ajudará o bebê a exercitar e aperfeiçoar a visão. Agora o bebê tem de estar mais atento ao que o rodeia, ver por onde vai e o que está explorando. Assim aprende a focar ambos os olhos a uma distância de 30 – 40 cm, aproximadamente, a mesma distância que deverá posteriormente colocar o livro quando começar a ler e a escrever na sua etapa escolar. Neste aspecto existe um estudo muito interessante de Glenn Doman.
3 – desenvolve o sistema , que é o encarregado em regular o equilíbrio e o sistema gravitoceptor, que permitirão ao bebê conhecer onde estão as diferentes partes do corpo e a situá-las.
4 – Por meio do movimento, as crianças desenvolvem sua capacidade de comunicaçãoao explorar e interagir com o seu mundo. Também promove uma maior confiança em si mesmo, fazendo-os sentir competentes, física e emocionalmente quando usam o seu corpo para se comunicar e resolver problemas (Jacobson, 2004).
5 – Outro dos benefícios que tem o gatinhar é que se estimula o tato da palma da mão, o qual beneficia, por sua vez, a motricidade fina que num futuro se traduzirá em um bom controle do traço da escrita. Ao massagear a palma da mão, esta envia a informação ao cérebro sobre as sensações e texturas que a criança sente.
6 – Mediante o gatinhar desenvolve a coordenação óculo manual. Quando a criança gatinha estabelece entre olho – mão uma distância similar à que mais adiante fará entre o olho e a mão na hora de ler e escrever.
7 – Conecta os hemisférios cerebrais criando rotas de informação cruciais para o amadurecimento das diferentes funções cognitivas.
8 – E, por último, dentro de todos os benefícios do gatinhar, também ajuda a estabelecer a lateralização do cérebro mais ou menos aos 5 – 6 anos, quando um dos hemisférios se converte em dominante.
Marta Veguillas Ocaña








Sem comentários:

Enviar um comentário