21 fevereiro 2015

Brincar,aprendendo

Este é um dos jogos que mais apreciamos por cá, o objetivo é ensinar a cuidar do outro, ser carinhoso e afetivo .

Éde igual forma um aliado no control de comportamentos violentos que devem sempre ser trabalhados e sempre que possivel tendo atençao idade da criança colocados limites e regras firmes sobre tal comportamento.



Novos olhares pedagógicos vêm sendo utilizados a fim de inovarem as ferramentas educativas existentes na educação infantil. Assim, o uso de brincadeiras apresenta funções primordiais ao ensino, pois por meio da imaginação a criança consegue desenvolver o pensamento criativo e ampliar sua percepção de mundo, por isso, a temática abordada nesse estudo refere-se às segundas intenções do brincar.
É brincando que a criança aprende, ou seja, a brincadeira também apresenta fins educativos, pois por intermédio de tal ato, o educador fornece diretrizes para o desenvolvimento moral da criança, como por exemplo: noções de certo e errado, de limites, etc. É dessa forma que a aprendizagem ocorre de modo prazeroso e significativo à criança, conforme a pesquisa realizada por Kishimoto (2001).
A criança ao desenvolver-se adequadamente, tende a construir novos conceitos, os quais em grande maioria são produtos da aprendizagem formal emitida pela escola, assim, tal instituição deve fazer uso de novos olhares pedagógicos em seu processo ensino-aprendizagem, uma vez, que os quais permitem aumento na qualidade do ensino e despertam a curiosidade nos alunos motivando-os a uma aprendizagem significativa
A brincadeira de acordo com Kishimoto  estimula a criatividade, a imaginação, à inserção da criança no mundo, ampliam sua cadeia de relacionamento social, enfim por intermédio do jogo nota-se a estimulação do desenvolvimento cognitivo, motor, social e afetivo. Esse instrumento também estimula a integração e desperta o interesse em todos os alunos, resultando na função primordial da escola, ou seja, estimular o aprendizado na criança, para formar cidadãos conscientes capazes de exercer o pensamento crítico e criativo. Pode-se notar a importância das brincadeiras no desenvolvimento da criança.
 Isso significa que os jogos e as brincadeiras são requisitos imprescindíveis

Fonte site Psicopedagogia On-line

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