21 fevereiro 2015

Birras dos Pais By Mum´s the Boss

É muito comum ouvir falar em Birras..Associadas sempre aos mais pequenos.

Um destes dias refletia em como os "punimos" pelas birras e em como nós adultos somos birrentos com eles . com nos proprios e até com o Mundo e em momento algum nos punimos!!

Engraçado! No mínimo.

Um destes dias, naquilo que poderia ser local perfeito para uma família desfrutar cada centimetro da felicidade do seu filho em pedalar e atirar a bola parque fora , dei de caras com a Familia Birrenta em pessoa.

Senão reparem so.
Antes deixem-me fazer um aparte, eu não ia a espiar a dita familia mas o passo abrandou os fones sairam dos ouvidos para que eu podesse aprender com eles e ver ao pormenor todos aqueles comportamentos.

A entrada no parque já foi atribulada para dita familia...
A Mãe grita : Não corras estas a ouvir, é que se cais ainda apanhas por cima.( O vida cruel, não basta criança cair tragicamente sobre o chao esmurrar os joelhos... a mãe ainda ameaça retribuir não com um abraço que seria o ambicionado pela pequena criança , mas com violência)
Vai que o Pai grita que se quer andar na "bicla" tem de ir devagar e perto dele...
Vai que a Mae grita que o papel que atirou ao  chao se nao o apanhar vem a policia ..
Vai que o Pai grita que logo ja nao vai comer gelado....


Podiam ter rebolado juntos na relva, tirado os sapatos e correr juntos na relva ...
Podiam simplesmente deixar o miudo ter toda liberdade sem qualquer perigo iminente e sem problemas com a policia local  que por sinal nem la estava..enquanto o olhavam de longe num qualquer banco disponivel pelo parque



Mas o que de imediato me ocorreu foi o texto da MAGDA do Mum´s the Boss que felizmente também acha que os Pais sao dados a birras.

Obrigada á Magda pela permissão da partilhar no blog do seu texto..


                                                         imagem retirada da net



Nesta coisa da Parentalidade Positiva, existe uma coisa que me faz sempre sorrir: a birra dos pais! Ah pois é, senhoras e senhores! Nós também fazemos as nossas birras... Queres ver?

-       Se não vens comer já, não há mais playstation!
pimba, vais já ver quem manda aqui!

-       Dá-me lá um beijinho! Não dás? És feio!
que maldade e que mentira, ainda por cima! Os miúdos têm fases (de beijos e não beijos)e, vá lá, já há mais gente a perceber isso!

-       Pára de bater! Só os meninos feios é que batem!
maldade, mentira! Não se bate porque isso magoa os outros, eu não quero e não resolve nada. Ainda por cima, os putos, quando têm sono, fazem destas coisas. Ok, há alturas em que a coisa passou um tal estágio que já pode ser mais do que isso MAS há sempre, mas sempre uma falta qualquer e tu, enquanto pai e mãe, tens de descobrir o que é. Por aquilo que tenho vindo a ler (e faz todo o sentido) um miúdo que está bem emocionalmente não bate!

-       Pára de brincar com o pacote do açúcar! Olha que vem aí a polícia     esta farto-me de a ouvir – dá mais trabalho explicar porque é que aquilo não se faz, tirar o pacote ou eu sei lá do que dizer que vem aí o fiscal, não é?

-       Tira o dedo da boca que vais ficar com ele desformado/vais ficar sem dedo
E se disseres a verdade? E se disseres que os dedos têm micróbios? E se o tiveres de repetir mil vezes, vem mal ao mundo? E se disseres que estás cansad@ de lhe pedir isso? E se lhe disseres apenas ‘dedo!’? Experimenta! É que eles também se esquecem, tal e qual como nós... ainda para mais, é fonte de prazer...

-       Bates-me? Pega lá que é para aprenderes! O quê? Eu sou fei@? Vamos já ver se me voltas a falar assim!
E pronto, é isto... bater está mal, pois claro, mas se o faz é porque se calhar está chateado e não sabe explicar... em vez disso, age com calma e faz o que gostarias que te fizessem numa altura em que estás zangad@ É que bateres por cima, acho eu, não resolve grande coisa, pois não? Achas que o teu filho te está a desrespeitar? Procura ver mais longe do que isso, boa?

-  olha que vem aí o bicho mau que te leva se não estiveres a dormir
A verdade é que os miúdos precisam de descansar e dormir. Precisam. E é isso que lhes temos de dizer e explicar. E explicar que é assim que eles crescem (em altura e na cabecinha). E quando acordarem, vão estar cheios de energia para continuarem a brincar. Não há bicho mau, ok? Não há!


O que é que ganhas com isto tudo?

Primeiro, não estás a fazer com que actuem com base no medo. Estás a falar a verdade e estás a respeitá-los enquanto seres humanos que são. E, compreendendo a verdade, vão aceitar. ‘Ah e tal, tu não sabes como é o meu filho.’ Pois não, não sei. O que sei, é que eu prefiro falar verdade com a minha do que saber que ela faz o que quer que seja porque tem medo de uma coisa qualquer. E isso faz, pelo menos para mim, toda a diferença. Claro que dá trabalho, claro que demora mais mas, depois de ela entender, ela aceita e, muitas das vezes explica o motivo ;). Sê firme, clar@. E repetitiva!

Segundo, é com isto que eu construo uma vinculação ainda maior porque, a cada passo que dou, a cada falar verdade com ela, estou a fazer com que a nossa casa seja um lugar seguro. Porque a trato como uma pessoa, com base no respeito e tendo em conta a idade e a maturidade dela. Não a trato como um ser menos capaz nem tão pouco faço com que actue com base no medo. Mas também não faço dela um mini-adulto porque não o é. É uma crianças que precisa de orientação. Educar é isso, é o-ri-en-tar!
E, aqui entre nós que ninguém nos ouve,  se há alguém ‘menos capaz’ sou eu se tenho de usar estratégias como o medo ou a punição.

Mas, e se eu não os punir, como é que eles aprendem?
Com os nossos comportamentos, estamos sempre a modelar e a influenciar os comportamentos dos nossos filhos. Eles aprendem porque te sabem justo, sério e coerente. Aprendem porque sabem que falas a verdade. Aprendem porque, no respeito que tens por eles, na empatia que mostras, eles devolvem tudo isso em igual respeito e empatia.
Ah, isso não deve ser bem assim, pensas tu... Pois... ;) Vá lá, give peace a chance e segue, sem medos... Com persistência, firmeza e muito amor.

                 http://mumstheboss.blogspot.pt/

Nota: Aproveitem para ver os Workshop da Magda que sao fantasticos

Sem comentários:

Enviar um comentário