01 setembro 2016

Aos olhos da Sofia,dos meus e de muitos outros!


Quando é que voltamos a ver as nossas crianças como crianças? Quando é que vai passar a ser normal (outra vez) uma criança com 3 anos fazer uma birra? E quando é que se tornou uma ofensa pública, uma criança de 6 anos decidir começar a cantar numa esplanada? Quando foi que deixámos de ver os nossos pequenos como pequenos? Quando foi que decidimos deixar tanta gente (incluíndo estranhos) influenciar a forma como vemos e tratamos os nossos filhos?
Estou cansada desta sociedade de cristal em que vivemos. Cansada de ver pais a criticarem outros pais porque "se fosse o meu, jamais faria um disparate desses". Cansada de querermos que aos 2 anos eles saibam comer de faca e garfo, e aos 3 saibam comportar-se como gente grande durante uma refeição de 3h. Cansada dos que se cansam dos miúdos dos outros, só de lhes porem os olhos em cima, ou de lhes ouvirem a voz. Cansada dos pais pros, com filhos pros, que nos fazem pôr em causa a nossa intuição. O nosso coração.
Chegámos a um ponto em que lemos tanto, debatemos tanto, fazemos tantos workshops, bebemos tanta informação sobre educar uma criança, que nos esquecemos do mais fundamental. Já ninguém se lembra que também já fomos crianças. Todos. E nesse esquecimento profundamente cobarde, alimentamos expectativas para as crianças de hoje em dia, que nunca existiram no passado. E não, eu não sou uma mãe que aceite facilmente faltas de respeito, mas sou e quero continuar a ser uma mãe tolerante para com os erros dos meus filhos (porque sei que também eu os cometo, tantos!), e permito-lhes sobretudo que sejam crianças.

Texto de 
Pais com P grande
https://www.facebook.com/PaiscomP/?hc_ref=NEWSFEED&fref=nf


Sem comentários:

Enviar um comentário