13 setembro 2015

Pedagogia waldorf / Pedagogia Montessori

 
As diferenças e os pontos comuns. No nossa casa somos desde sempre defenssores de waldorf/Montesori
 
 
waldorf: as crianças aprendem a ler, escrever e calcular entre os 6 e os 7 anos.

montessori: as crianças aprendem a ler, escrever e calcular entre os 3 e os 4 anos.
apostamos a 100% nesta referencia Montessoriana, a nossa experiencia demosntra-nos uma enorme diferença, nas crianças quando adquirem essas conpetencias nesta fase, de referir que é peciso traabalhaar a criança para o despertar da vontade e da curiosidade é de enorme importancia a forma como se ensina para que a crinça o veja como algo fantastico e praseroso ao inves de o ver como uma atividade aborrecida e sem que esta lhe proporcione qualquer prazer.
A hora certa é quando a criança o demonstra a vontade, e por iniciava propria começa a querer,a questionar,a tentar...

 
 
 Semelhanças:
ambas promovem o respeito pelas crianças
ambas reconhecem a importância da criança ter liberdade de escolha e movimento
a arte é importante para ambas as pedagogias
não atribuem classificações às crianças
dão importância a tarefas da vida doméstica
 
 
 
 
 
Para nos é a mistura das duas que se torna funcional e de excelencia no desenvolvimento da crianças ...

waldorf: defende que o mais importante para a criança é a sua capacidade de imaginar e que é nosso dever enquanto pais e educadores promover e incentivar essa fase até que eles se sintam preparados para a próxima. brincar é visto como o trabalho da criança.
montessori: também acredita que a imaginação faz parte do crescimento das crianças mas defende que é nosso dever enquanto pais e educadores trazer a criança para o mundo real através de actividades específicas. a pedagogia defende que as crianças preferem realizar tarefas a sério [cozinhar, limpar, tratar da sua higiene..] do que brincar ao faz-de-conta.
dinâmica
waldorf: o trabalho é feito em equipa. durante o tempo de brincadeira livre as crianças podem organizar-se como quiserem, mas no geral, todas as crianças se juntam para desenvolver uma actividade. as crianças, numa sala de aula, têm a mesma idade.
montessori: as crianças trabalham sozinhas ou aos pares. existem actividades que são feitas em grupo [como a leitura] mas a maior parte do “trabalho” é desenvolvido de forma independente. as crianças são organizadas em salas com idades mistas, podendo haver até 3 anos de diferença entre elas.
ambiente
waldorf: numa sala que segue a pedagogia waldorf as crianças passam algum tempo sentadas a aprender em conjunto mas também circulam e aprendem através de trabalho prático [como medir enquanto cozinham].
montessori: numa sala montessori as crianças circulam com mais liberdade porque cada uma decide o que quer desenvolver. têm liberdade para escolher, mudar de estação [vida prática, matemática, gramática, sensorial]. as escolas têm tempos definidos [como tempo no exterior e interior da sala] mas o que cada criança faz durante esse tempo é escolhido por si.
o professor
waldorf: o professor é que define o que se passa, ele é responsável pelo ritmo da sala e deve ser visto como uma inspiração pelas crianças. o professor é o mesmo durante 8 anos.
montessori: a criança define o seu ritmo, escolhendo as actividades e o tempo que lhes quer dedicar. tem autonomia e corrige os seus erros sozinho. o professor é mais um guia que proporciona à criança materiais que são do seu interesse. permanece o mesmo durante 3 anos.
currículo
waldorf: as crianças aprendem a ler, escrever e calcular entre os 6 e os 7 anos.
montessori: as crianças aprendem a ler, escrever e calcular entre os 3 e os 4 anos.
e as semelhanças:
ambas promovem o respeito pelas crianças
ambas reconhecem a importância da criança ter liberdade de escolha e movimento
a arte é importante para ambas as pedagogias
não atribuem classificações às crianças
dão importância a tarefas da vida doméstica
esta é a base da pedagogia montessori e waldorf. e é muito mais do que colocar um colchão no chão ou ter só brinquedos de madeira.

Fonte:cronicas da maternidade

Sem comentários:

Enviar um comentário