Este é um dos jogos que mais apreciamos por cá, o objetivo é ensinar a cuidar do outro, ser carinhoso e afetivo .
Éde igual forma um aliado no control de comportamentos violentos que devem sempre ser trabalhados e sempre que possivel tendo atençao idade da criança colocados limites e regras firmes sobre tal comportamento.
Novos olhares pedagógicos vêm sendo utilizados a fim de inovarem as
ferramentas educativas existentes na educação infantil. Assim, o uso de
brincadeiras apresenta funções primordiais ao ensino, pois por meio da
imaginação a criança consegue desenvolver o pensamento criativo e
ampliar sua percepção de mundo, por isso, a temática abordada nesse
estudo refere-se às segundas intenções do brincar.
É brincando que a
criança aprende, ou seja, a brincadeira também apresenta fins
educativos, pois por intermédio de tal ato, o educador fornece
diretrizes para o desenvolvimento moral da criança, como por exemplo:
noções de certo e errado, de limites, etc. É dessa forma que a
aprendizagem ocorre de modo prazeroso e significativo à criança,
conforme a pesquisa realizada por Kishimoto (2001).
A criança ao
desenvolver-se adequadamente, tende a construir novos conceitos, os
quais em grande maioria são produtos da aprendizagem formal emitida pela
escola, assim, tal instituição deve fazer uso de novos olhares
pedagógicos em seu processo ensino-aprendizagem, uma vez, que os quais
permitem aumento na qualidade do ensino e despertam a curiosidade nos
alunos motivando-os a uma aprendizagem significativa
A
brincadeira de acordo com Kishimoto estimula a criatividade, a
imaginação, à inserção da criança no mundo, ampliam sua cadeia de
relacionamento social, enfim por intermédio do jogo nota-se a
estimulação do desenvolvimento cognitivo, motor, social e afetivo. Esse
instrumento também estimula a integração e desperta o interesse em todos
os alunos, resultando na função primordial da escola, ou seja,
estimular o aprendizado na criança, para formar cidadãos conscientes
capazes de exercer o pensamento crítico e criativo. Pode-se notar a
importância das brincadeiras no desenvolvimento da criança.
Isso
significa que os jogos e as brincadeiras são requisitos imprescindíveis
Fonte site Psicopedagogia On-line
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